A Jornada da Escritora do Abandono Completo à Recuperação Total

Laiane Guedes
3 min readMay 17, 2022

--

Por que escritoras desistem de escrever?

É muito comum ouvir histórias de mulheres escritoras e escritores que abandonaram a escrita.

Ao se debruçar para escrever um texto, um livro ou uma zine é muito natural se perder no caminho.

Isso acontece porque muitos escritores e escritoras sabem escrever, mas não tem acesso a uma série de detalhes que ajudam na sua produção.

Nesse texto irei tratar de algo muito comum entre escritores e escritoras iniciantes e que faz com que muitos desistam antes mesmo de começar a publicar.

Estou falando da falta de direcionamento, ou seja, quando o autor não sabe que rumo a história está tomando, não sabe organizar os personagens e não tem clareza sobre o que está produzindo.

Esse fator é determinante para fazer com que você acredite que está sofrendo do grande mal do escritor: o bloqueio criativo.

Mas a verdade é que o bloqueio criativo não existe!

Isso mesmo, nossa criatividade não é limitada e nem milagrosa, logo não existem escritores super criativos e escritores bloqueados criativamente.

O que existem são escritores que sabem lidar com os erros e não tem medo de cometê-los, pois eles têm direção e total clareza do que estão fazendo, embora (errando).

Como uma escritora começa a escrever novamente?

Ao escrever seu livro pense que independente de onde você parou ou se ainda nem iniciou, um escritor sempre pode começar de novo.

É importante ter a noção de que errar faz parte do seu processo, ninguém escreveu um best seller na primeira tentativa, todos os escritores atravessaram a mesma jornada que você está atravessando.

Por isso, saiba que você não precisa escrever muito todos os dias, o que você precisa é ser constante.

Uma frase por dia é suficiente para treinar, se estiver em um dia com a criatividade em alta escreva o máximo que puder e depois revise buscando remover as palavras desnecessárias.

Use a vida e as coisas à sua volta para se inspirar, nem sempre dá para tirar tudo da cabeça, a escrita se constrói através da observação do cotidiano.

Seu olhar pessoal sobre as coisas é o que vai dar originalidade aos seus textos, não tenha medo de escrever a verdade que você vê nas coisas.

Comece escrevendo sem compromisso em seus diários de anotações, conforme se habitua expanda para um computador, mais tarde publique em redes sociais ou em sites disponíveis na internet.

Separei alguns pontos que irão ajudar nesse :

  • Leia todos os dias;
  • Escreva todos os dias;
  • Ouça as pessoas a sua volta;
  • Observe o que lhe cerca;
  • Escrever bem não é escrever muito;
  • Revise seus textos;
  • Se conecte com outras escritoras e escritores;

Afinal, o que significa ser escritora?

Ser escritora é saber narrar histórias que você cria, que você presenciou ou assistiu, dando vida aos personagens à maneira que você enxerga o mundo.

Agora que você está de volta, o que você pode fazer?

Organize-se

Dedique um tempo da sua rotina para escrever algumas palavras todos os dias, use um cronômetro para começar, se ao final daquele período que você dedicou ainda houver vontade de continuar apenas continue.

Esse processo irá lhe ajudar a ter clareza de quanto tempo está dedicando à sua escrita, amenizando sua ansiedade de querer ver logo tudo pronto.

Pesquise

Busque informações sobre os temas que você deseja trabalhar, separe um momento do seu dia ou da sua jornada de estudos para pesquisar.

Exemplo: se você quer falar de mulheres em trabalho de parto, mas não viveu essa experiência de forma empírica, busque saber com mulheres mães como é o trabalho de parto. Após reunir diversas informações detalhadas a respeito do assunto comece a escrever seu texto.

Esse processo irá fazer você perceber que não sabe muitas coisas e quanto mais você aprende mais você se abre a outros mundos fora do seu, ampliando sua visão crítica sobre as coisas.

Separe tópicos

Não escreva tudo de uma única vez, assim você correrá o risco de não expandir e acabar colocando diversas informações em um único lugar.

Separe tudo que mais lhe chamou atenção e que você acredita que dará um bom texto, escreva um de cada vez e anote todas as ideias que forem surgindo.

Esse processo lhe trará uma visão macro do seu projeto, ajudando você a desenvolver a escrita de cada capítulo ou parte do seu texto, eliminado o bloqueio.

--

--